domingo, 10 de abril de 2011

Jantar –Palestra com o Mestre Valter Barreira sobre " Networking Profissional".


Desenvolver o “Networking Profissional” para fortalecer a eficácia dos gestores e profissionais portugueses, este foi o tema em debate na palestra organizada pelo Rotary Club de Algés e que contou com a presença do reputado especialista Mestre Valter Alcoforado Barreira.

A iniciativa decorreu em Algés, no dia 5 de Abril e contou com a presença de uma assistência interessada e participativa.

Na sua investigação académica Valter Barreira detectou graves lacunas entre os gestores portugueses relativamente às técnicas de criação e desenvolvimento de redes de contactos abertos e francos. Estas lacunas são particularmente gravosas já que, segundo estudos efectuados nos EUA, o networking tem um impacto substancial na produtividade dos gestores e consequentemente na competitividade dos produtos e serviços que as suas empresas oferecem.

O companheirismo desenvolvido entre os membros do movimento Rotário, cujo lema é “Dar de si antes de pensar em si” foi referido como uma boa prática internacional no campo da criação de redes sociais de apoio às comunidades locais.

A Presidente do Rotary Clube de Algés, entidade que organizou o certame, Compª. Mara Duarte, estava satisfeita com os resultados obtidos: “Trouxemos à nossa região um especialista, representante da Knowing Counts, uma importante empresa de origem norte-americana, para nos falar de um dos tópicos importantes da gestão empresarial moderna”.

Jorge Fonseca Almeida

Sócio Representativo do Rotary Club de Algés

PALESTRA " EDUCAÇÃO OU INSTRUÇÃO" pela Dra. Anabela Silva Luz e pelo Dr. António Abreu.






No passado dia 19 de Abril de 2011, o Rotary Club de Algés levou a efeito uma palestra que foi de encontro à temática do Mês em Rotary, a Alfabetização. Neste dia, os convidados do Clube foram o Dr. António Abreu e a Dra. Anabela Silva Luz que nos falaram sobre o tema “ Educação ou Instrução?”. Foi um momento de particular reflexão sobre o ensino em Portugal, pelo prisma privado e público, pela necessidade de garantir o acesso à educação a todos, pela valorização e apoio ao ensino especial, pela necessidade de se apostar mais e melhor naquele que é o patamar primeiro de cidadania e de futuro: Educar para conhecer, Educar para aprender, Educar para respeitar, Educar para crescer, Educar para viver, Educar para vencer!