sábado, 9 de julho de 2011

Mensagem do Presidente do Rotary Club de Algés 2011-2012 - Compº. Artur Almeida e Silva.



Caros Amigos e Companheiros,

Neste início de um novo ano rotário, em que assumo a Presidência do Rotary Club de Algés, quero enviar a todos vós as minhas mais calorosas saudações de amizade e companheirismo, extensivas aos vossos cônjuges.

No ano findo, sob a liderança da Presidente Mara, o Rotary Club de Algés realizou um conjunto vasto de acções de serviço à comunidade e “esteve presente” no Distrito e em R.I., sendo por isso distinguido com a “Menção Presidencial com Honras” atribuída pelo Presidente de Rotary International 2010-11, Companheiro Ray Klinginsmith, menção atribuída apenas a dois clubes do Distrito 1960. Parabéns à Mara! Pela sua Presidência e pelas suas qualidades pessoais de empenhamento, saber, fazer acontecer, que estão ligadas à sua dedicação a Rotary. Também é devida uma palavra de apreço aos companheiros da equipa dirigente que acompanharam a Mara.

Quer isto dizer que o nosso clube, não obstante a fraca frequência e participação de muitos dos seus membros por razões de idade, saúde ou indisponibilidade, continua a realizar as suas acções habituais e outras, marcando uma posição de relevo no nosso Distrito sendo reconhecido como um bom clube, activo e participativo. Mas, evidentemente, nós não podemos estar satisfeitos com esta situação. Precisamos de continuar o nosso esforço de revitalização e de rejuvenescimento.

Em 2010-11 demos passos importantes nesse sentido, trabalho que vai ser seguido neste ano rotário.

O Programa de Actividades do clube para 2011-12 inclui as habituais acções de serviço e outras que podem ser realizadas, de acordo com o Plano de Acção de Médio Prazo (3 anos), documentos que serão discutidos na Assembleia do Club do próximo dia 12
Julho.

Recebam um abraço de amizade do vosso companheiro,

Artur Almeida e Silva
Presidente 2011-12
Rotary Club de Algés

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Algés - 5 de Julho de 2011.












No passado dia 5 de Julho,o Rotary Club de Algés levou a efeito a sua Cerimónia de Transmissão de Tarefas, tendo a Companheira MARA RIBEIRO DUARTE transmitido a Presidência do Clube para o Companheiro ARTUR ALMEIDA e SILVA. Este foi um evento muito participado, tendo estado representados 14 Clubes de Rotary. Contámos ainda com a presença do nosso Governador 2010-2011,Companheiro Joaquim Esperança e do Governador 2011-2012, Compº. José Coelho.

Em Algés,viveu-se e sentiu-se Rotary!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Conselho Director do Rotary Club de Algés 2011-2012




CONSELHO DIRECTOR – 2011-12


Presidente Artur Almeida e Silva


Vice-Presidente Manuel Gerardo


Past-Presidente Mara Duarte


Presidente Eleito Manuel Dias Antunes


Secretário Cristina Bello


Tesoureiro Jorge Almeida


Protocolo Manuel Gerardo / Mara Duarte


Comissão Administração do Clube Jacinto Gameiro


Comissão Projectos de Prestação de Serviços Silva Luz / Jorge Almeida


Comissão Rotary Foundation Manuel Dias Antunes


Comissão Desenvolvimento Quadro Social Artur Almeida e Silva com o apoio de todos os membros do C.D.


Comissão Relações Públicas Mara Duarte

JULHO'11 - Mensagem do Presidente de Rotary International- Kalyan Banerjee



Julho de 2011
Prezados irmãos e irmãs em Rotary!

Todos nós estamos em Rotary para mudar o mundo – por que outro motivo seríamos rotarianos?

Acreditamos que o mundo pode ser mais feliz, saudável, mais pacífico e que podemos criar um lugar melhor através do servir.

Em 2011-12 pedirei aos rotarianos para que Conheçam a Si Mesmos para Envolver a Humanidade . Peço para buscarem dentro de vocês, para entender que todos nós, em qualquer lugar, temos os mesmos sonhos, esperanças, as mesmas aspirações e dilemas. Quando entendermos e verdadeiramente sentirmos que as necessidades dos outros são as mesmas que as nossas, começaremos a entender o quanto nosso trabalho é importante. No próximo ano teremos três ênfases em nosso serviço rotário.

A primeira ênfase neste ano rotário será a família. A família e o lar formam a essência de nosso trabalho – nosso serviço começa aqui. Através da família, aproximamos toda a nossa comunidade e toda a humanidade, formando uma uma grande família, onde todos se preocupam com o bem estar uns dos outros. Em tempos de alegria e em tempos de necessidades, ninguém nunca está sozinho.

Nossa segunda ênfase será a continuidade, para identificarmos o que fazemos de bom e fazermos ainda melhor. Devemos construir o nosso sucesso, expandí-lo e fazer ainda mais. Claro que a nossa maior obrigação é o Pólio Plus, e o sucesso dele está bem próximo!

A terceira ênfase será a mudança. Devemos entender que a mudança para ser verdadeira precisa ser iniciada dentro de nós. Não podemos ajudar os outros se não nos ajudarmos primeiro. Não podemos ajudar o mundo sem primeiro ajudar os mais próximos de nós, como nossa família, clubes e comunidades.
Mahatma Gandhi disse: “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo”. Em Rotary, vivemos de maneira ética e honesta, compartilhamos amizade e companheirismo, e vemos o valor de cada ser humano. Não estamos interessados no menor denominador comum, pois o Rotary certamente não é comum. Por isso, trabalhamos para nos elevar, elevar os outros e abraçar a humanidade.

Juntos, iremos Conhecer a Nós Mesmos para Envolver a Humanidade . E em paz, harmonia e companheirismo, traremos mudanças e um mundo com mais alegria.

Kalyan Banerjee
Presidente, Rotary International

JULHO'11 - Mensagem do Presidente do Conselho de Curadores da Rotary Foundation



Julho de 2011
Vamos fazer de 2011-12 um óptimo ano rotário!

Espero que compartilhem do meu entusiasmo pela chegada do novo ano rotário. Nossos clubes e distritos têm novos líderes, e novas metas foram estabelecidas para o ano que se inicia. Tudo que valorizamos no Rotary continua igual, mas as pessoas e suas funções mudam.

Do mesmo modo, a Fundação Rotária tem novos curadores e um novo chair, mas sua Missão, “capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza”, continua a mesma. Este ano, definimos três metas para a Fundação – não para substituir nossa visão para o futuro, mas para nos orientar durante o ano.

A primeira é erradicar a pólio. Um grande progresso foi feito em 2010, mas surtos no Tajiquistão e na República Democrática do Congo nos fazem lembrar que não podemos parar. Cada um de nós deve contribuir para essa meta, que será a maior realização da história do Rotary.

A segunda meta é que, através do servir e de contribuições, cada um de nós se sinta responsável pela Fundação Rotária. Ela deve ser a nossa Fundação.

A terceira meta é tornar a Fundação Rotária mais eficaz, testando e aperfeiçoando o Plano Visão de Futuro. Depois de um primeiro ano muito positivo, precisamos que os distritos pilotos nos digam o que funciona e o que pode ser melhorado, e que busquem novas maneiras de servir. Para os distritos não pilotos, esta será a chance de se prepararem, pensando em como suas estruturas irão mudar e como as decisões quanto a subsídios e auditorias serão tomadas.

A força da nossa Fundação Rotária não é determinada pelos curadores, mas pelos rotarianos. Com o apoio de todos, vamos trabalhar para fazer de 2011-12 um ótimo ano rotário!

Bill Boyd
Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária