quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Palestra sobre "O Ensino Artistico em Portugal"

O Ensino Artístico em Portugal

O Rotary Club de Algés organizou uma sessão subordinada ao tema “O ensino artístico em Portugal” que teve como palestrante o Maestro e Compositor Pedro Pinto Figueiredo, Director Pedagógico da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo. 


O ensino da música em Portugal, ao nível do ensino básico e secundário, é assegurado por mais de 100 escolas privadas e por meia dúzia de escolas (conservatórios) públicos. A ligação entre o ensino secundário público e as escolas privadas de música é essencialmente assegurado através do sistema articulado em que a escola especializada do ensino artístico oferece apenas as disciplinas das componentes específicas da educação artística, enquanto as disciplinas do currículo geral são da responsabilidade das escolas dos ensinos básico ou secundário. No entanto nos últimos anos o acesso a esta modalidade tem sido fortemente cerceado, impedindo-se que milhares de alunos possam ter uma formação artística.

Esta palestra insere-se numa maior aproximação e cooperação entre o Rotary Club de Algés e a Escola de Nossa Senhora do Cabo, nomeadamente ao nível da oferta de Bolsas de Estudo para alunos desse estabelecimento escolar.